Efeito da Alta Pressão Hidrostática em Sementes de Carica Papaya

Nome: ALAN COSTA SARCINELI SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/04/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO ALBERTO RIBEIRO FERNANDES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO ALBERTO RIBEIRO FERNANDES Orientador
AURELIANO NOGUEIRA DA COSTA Examinador Externo
BRENO VALENTIM NOGUEIRA Suplente Interno
DIOLINA MOURA SILVA Examinador Interno
PATRICIA MACHADO BUENO FERNANDES (M/D) Coorientador

Resumo: O trabalho teve como objetivo definir tratamentos adequados para ferramentasde estímulo ou inibição de características fisiológicas ou bioquímicas sobre sementes de mamão.
O mamão (CaricaPapaya) origina-se da América Tropicla. O Brasil figura entre as principais produtores mundiais, sendo que o estado do Espírito Santo figura como o maior exportador do país, a variedade do grupo Solo é mais cultivada, sendo que as plantações destinadas a exportação, prevalece a variedade Golden do grupo Solo (JACOMINO, BROWN, KLUGE, 2003).
O Estado produz mais de 630.000 toneladas anuais, em aproximadamente, 7.900 há. O cultivo gera uma renda bruta da ordem de R$ 50 milhões porano e emprega cerca de 9.000 pessoas no processo de produção e comercialização, durante todo ano, o que torna essa fruta, entre as mais importantes das exploradas no território capixaba.
O Área Produtiva do Mamão abrange a região norte do Espírito Santo, onde o clima predominante é o Tropical Úmido, com estação chuvosa no verão e seca no inverno. A região produtora de mamão caracteriza-se por ser uma região de solos arenosos e a temperatura média da região normalmente situa-se dentro da faixa ótima para o desenvolvimento da cultura. Porém com a má distribuição de chuvas onde se tem até oito meses no ano em quetorna-se obrigatório o uso da irrigação nas lavouras comerciais.
Com o objetivo de avaliar a interferência do estresse abiótico por alta pressão hidrostática (HHP) sobre o metabolismo e o comportamento fisiológico de sementes de Caricapapaya, conduziu-se o presente estudo, utilizando cultivar variedade Golden fornecidas pela Embrapa ao qual foram submetidas a pressões de 10, 20, 50, 200 e 400 MPa, comparadas com o controle submetido a pressão ambiental de 0,1 MPa. Em experimentos conduzidos em condições controladas no laboratório de Biotecnologia aplicada ao agronegócio da Universidade Federal do Espírito Santo, o experimento demonstrou que o HHP, alterou a capacidade de absorver água, verificada pela pesagem das sementes antes e após estresse por HHP, hidratadas por 120 minutos, também ocorreu mudanças na capacidade de retenção hídrica, quando expostas a temperatura ambiente sobre bancada, entre 7 a 10 dias, a ferramenta de estresse por alta pressão hidrostática interfere com retenção hídrica,hidratação, germinação e quebra de dormência. A investigação de alterações metabólica ocorreu por Cromatografia Liquida de Alta eficiência (APLC), tendo como alvo a presença e a alteração da concentração de ácido abscísico (ABA), através da análise do gráfico originado pelo pico presente no cromatógrafo do HPLC, sendo que o material de análise foi o extrato recolhido após pressão hidrostática ou seja, água de hidratação dos lotes, presente na cápsula de pressurização. Os dados foram submetidos à análise bioestatística, comparando-se as médias pelo Assistat.
Em geral, as plantas sob condições de estresse por HHP, não tem sido merecedor de estudos. Assim, o presente trabalho busca avaliar a resposta diferencial da variedade Golden de mamoeiro à HHP.
A pressão de 50 MPa foi a mais eficiente no quesito germinação, apresentando uma antecipação de 72 horas quando comparado ao grupo controle. Foi desenvolvido um protocolo de germinção de sementes de Caricapapayapós estresse por HHP e um novo protocolo para verificação da presença de fitormonios, proteínas, pepetídeos e fenóis por HPLC pós APH.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105