Estágio de docência e outras informações

Norma geral sobre os Estágios de Docência:O Estágio de Docência é obrigatório para todos os alunos que estejam na condição de bolsistas da CAPES/DS, conforme previsto na Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, e opcional para os demais alunos.
Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, de 14 de abril de 2010:
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Art. 18. O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critérios:
I - para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao doutorado;
II - para o programa que possuir apenas o nível de mestrado, a obrigatoriedade do estágio docência será transferida para o mestrado;
III - as Instituições que não oferecerem curso de graduação, deverão associar-se a outras Instituições de ensino superior para atender as exigências do estágio de docência;
IV - o estágio de docência poderá ser remunerado a critério da Instituição, vedado à utilização de recursos repassados pela CAPES;
V - a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado;
VI - compete à Comissão de Bolsas CAPES/DS registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós-graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio;
VII - o docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência;
VIII - as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando.
IX - havendo específica articulação entre os sistemas de ensino pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste artigo, admitir-se-á a realização do estágio docente na rede pública de ensino médio;
X - a carga horária máxima do estágio docência será de 4 horas semanais.Observações Específicas do Programa sobre os Estágios de Docência:
Estágio de docência:

Os alunos do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia auxiliam os professores do programa em disciplinas da graduação, atuando em áreas correlatas à Biotecnologia. Esta atividade está prevista na disciplina obrigatória Estágio Docente em Biotecnologia com carga horária de 30h a ser cumprida durante um semestre letivo do curso de mestrado. Já no nível de Doutorado, o aluno amplia sua experiência na docência no ensino superior, atuando durante dois semestres na condução de disciplinas com a graduação, atuando nas atividades ensino através das aulas expositivas e práticas, orientação de trabalhos e avaliações relacionados a estas disciplinas bem como no acompanhamento de monitores, totalizando 60h de carga horária. Nestes moldes, o PPG Biotec considera que o estágio de docência proporcione a vivência necessária para o mestrando iniciar seu treinamento na carreira docente e também favorece o desenvolvimento de práticas de comunicação úteis em treinamentos e palestras, quando o egresso optar pela carreira em empresas. Para o doutorando, este estágio é fundamental para aprimorar a linguagem técnica e a gestão das turmas de graduandos, bem como atividades de ensino e orientação.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900