Histórico

O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, nível mestrado da UFES iniciou seu funcionamento em 21 de dezembro de 2006 e foi homologado pelo CNE (Port. MEC 1077, de 31/08/2012), tendo titulado seu primeiro mestre em 08 de dezembro de 2008. Em sua primeira avaliação, no período de 2007-2009, recebeu nota 3 e conceito "Regular". Nos quesitos Proposta do Programa, corpo docente e inserção social foi considerado "Bom", enquanto nos quesitos corpo discente, teses e dissertações, produção intelectual, foi conceituado como "Regular". Tendo na avaliação em questão os pontos fracos e deficientes apontados pela CAPES a melhoria da produção científica, aumento significativo da participação dos discentes como autores e aumentar a geração de patentes e obtenção de produtos tecnológicos.

À partir desta recomendação, o programa iniciou um processo de reestruturação, cujos resultados puderam ser observados na avaliação seguinte (período 2010-2012), no qual o programa recebeu conceito "Bom" em todos os quesitos avaliados pela CAPES, elevando a nota do programa para 4. Podemos também destacar que o programa recebeu conceito "Muito Bom" nos subitens de avaliação: infraestrutura para ensino e pesquisa, perfil do corpo docente, eficiência do programa na formação de mestres, publicações qualificadas no programa por docente permanente e, produção técnica, patentes e outras produções consideradas relevantes. No próprio texto da avaliação foi descrito que "O Programa apresentou uma melhora em praticamente todos os subitens dos quesitos corpo docente, corpo discente e dissertações, produção intelectual e inserção social em relação ao triênio anterior. Portanto, considerando os critérios de avaliação da CAPES, o Programa se enquadra no nível 4 em comparação com os demais programas da Área de Biotecnologia, com destaque para o aumento da produção científica e, principalmente tecnológica e uma melhor qualificação e distribuição das atividades de pesquisa e formação entre os docentes do Programa".

Na última reunião da CAPES para avaliação dos programas da área, o PPGBiotec ficou qualificado na posição de número 21 em um total de 45 programas, com 41% dos seus docentes com mais de 500 pontos na tabela de avaliação, com um índice de 4,98 de artigos publicados por docentes do núcleo permanente no extrato acima de B4, mostrando que o PPGBiotec tem mantido um crescimento consistente desde sua criação.

Os docentes do programa têm desenvolvido projetos de pesquisa nas áreas de saúde e agronegócio, com grande potencial de captar recursos junto às agências de fomento governamentais e com projetos cooperativos com empresas do setor privado.
Nestes anos de funcionamento do programa, o corpo docente formou 107 mestres, publicou 83 artigos no período entre 2013-2015, na faixa de Qualis B4 ou superior, depositou 14 patentes no Brasil e no exterior, além de vários projetos desenvolvidos em parceria com empresas, alcançando destaque no Estado do Espírito Santo como uma instituição formadora de mestres inseridos nos mais diversos setores produtivos da saúde e agronegócio, bem como em IES, sendo reconhecidamente apontada como responsável por uma formação altamente qualificada.

Vale ressaltar que dentre os docentes do núcleo permanente, 7 possuem experiência em orientação de doutorado e 6 deles são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. Atualmente temos 30 mestrandos no programa, o que representa uma demanda importante de futuros doutorandos para o PPGBiotec.

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 137 mestres e 33 doutores e conta com 103 alunos regularmente matriculados, sendo 38 no mestrado e 65 no doutorado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

Período: 2016/2-2017
Coordenador(a): Sandra Ventorin von Zeidler
Coordenador(a)-Adjunto(a): Daniel Claúdio de Oliveira Gomes

Período: 2016/1-2016/2
Coordenador(a): Sandra Ventorin von Zeidler
Coordenador(a)-Adjunto(a): Breno Valentim Nogueira

Período: 2016
Coordenador(a): Patricia Machado Bueno Fernandes
Coordenador(a)-Adjunto(a): Sandra Ventorin von Zeidler

Período: 2014-2015
Coordenador(a): Patricia Machado Bueno Fernandes
Coordenador(a)-Adjunto(a): Sandra Ventorin von Zeidler

Período: 2013-2014
Coordenador(a): Patricia Machado Bueno Fernandes
Coordenador(a)-Adjunto(a): Sandra Ventorin von Zeidler

Período: 2011-2012
Coordenador(a): Patricia Machado Bueno Fernandes
Coordenador(a)-Adjunto(a): Ágata Lages Gava

Histórico do conceito CAPES do programa:

Período de Avaliação: 2010-2012 Conceito: 4

2007-2009 . . . . . . . . . . . . . . 3

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900