Integração com a graduação

A grande maioria dos professores do núcleo permanente do PPGBIOTEC, com exceção apenas de um docente que é pesquisador do INCAPER, ministram disciplinas em diferentes cursos de graduação, dentre eles os cursos de graduação em Ciências Biológicas, Medicina, Odontologia, Farmácia, Medicina Veterinária, Ciências Agrárias, Nutrição, Engenharia, dentre outros. Esta diversidade tem garantido a grande procura de candidatos com formação variada para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado em Biotecnologia da UFES, contribuindo para a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade do Programa.

Nas ações de integração com a graduação, o PPG Biotec incentiva a ampla participação de seus docentes como orientadores em programas de Iniciação Científica (PIBIC) e Tecnológica (PIBITI) bem como de Extensão (PIBEX). Estes programas são importantes por que fornecem aos graduandos de diferentes áreas a oportunidade de desenvolverem projetos de pesquisa e extensão. Nessas modalidades, os alunos de graduação atuam auxiliando alunos de pós-gradução no desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) ligados às linhas de pesquisa do Programa, sendo muitos destes projetos financiados pela iniciativa privada ou desenvolvidos em parcerias com outras Instituições de Ensino ou até mesmo empresas do setor.

Outro indicador de integração com a graduação é o aumento no número de monografias de conclusão de curso cujos temas estão inseridos nas linhas de pesquisa do Programa. Muitos destes trabalhos de conclusão envolvem discentes da graduação que trabaham em conjunto com e pós-graduandos. Com isto, temos observado um aumento da participação destes estudantes como co-autores das produções científicas do PPG Biotec.

Adicionalmente, os professores do programa são incentivados a participarem como palestrantes em eventos organizados por estudantes como Fóruns, Congressos, Feiras de Ciência e Tecnologia, Ligas acadêmicas, dentre outros. Estas ações atraem muitos alunos de graduação para participarem dos grupos de pesquisas do PPGBIOTEC como bolsistas ou voluntários em Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, bem como em Programas de Extensão da UFES. Os docentes do PPG Biotec também apoiam diversos eventos organizados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo, prefeituras e empresas, estreitando o contato com os discentes da graduação e popularizando as ações do PPG Biotec.

Estas estratégias têm levado a um aumento significativo da participação de graduandos em congressos, eventos e cursos de curta duração relacionados às áreas de concentração do PPG Biotecnologia. Estas ações também têm fomentado o interesse deste grupo de discentes pela área da Biotecnologia. Assim, vários destes estudantes, após conclusão de seus cursos, ingressam no PPG Biotecnologia, já com bastante interesse e alguma experiência na área.

Estágio de docência:

Os alunos do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia auxiliam os professores do programa em disciplinas da graduação, atuando em áreas correlatas à Biotecnologia. Esta atividade está prevista na disciplina obrigatória Estágio Docente em Biotecnologia com carga horária de 30h a ser cumprida durante um semestre letivo do curso de mestrado. Já no nível de Doutorado, o aluno amplia sua experiência na docência no ensino superior, atuando durante dois semestres na condução de disciplinas com a graduação, atuando nas atividades ensino através das aulas expositivas e práticas, orientação de trabalhos e avaliações relacionados a estas disciplinas bem como no acompanhamento de monitores, totalizando 60h de carga horária. Nestes moldes, o PPG Biotec considera que o estágio de docência proporcione a vivência necessária para o mestrando iniciar seu treinamento na carreira docente e também favorece o desenvolvimento de práticas de comunicação úteis em treinamentos e palestras, quando o egresso optar pela carreira em empresas. Para o doutorando, este estágio é fundamental para aprimorar a linguagem técnica e a gestão das turmas de graduandos, bem como atividades de ensino e orientação.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900